Terceirização do departamento financeiro é a nova aposta das empresas para otimizar recursos
- Suelen Tremarin
- 21 de mar. de 2019
- 5 min de leitura

As empresas já terceirizam funções de manutenção, administração e marketing há muito tempo, mas delegar o controle das finanças a um profissional externo (uma consultoria, por exemplo) é um passo além que muitas empresas tem tomado.
Aqueles que já experimentaram, comemoram os resultados como ganho em eficiência, produtividade e vantagem competitiva, pois nada melhor do que contar com pessoas experientes que ofereçam insights valiosos sem os altos custos de um departamento próprio dedicado a essa tarefa.
O que é a terceirização do setor financeiro
A terceirização do setor financeiro é a delegação de atividades relacionadas às finanças da empresa para especialistas que não fazem parte da equipe de colaboradores da organização.
Por se tratar de uma atividade-meio, a gestão financeira pode ser direcionada a prestadores de serviços que cuidam de todas as rotinas administrativas, desde o fluxo de caixa até relatórios financeiros.
Assim, a contratação de terceiros para esse gerenciamento vem ganhando espaço no mercado e agregando vantagem competitiva aos negócios.
Se antes a terceirização era mais comum em atividades tradicionais como limpeza, manutenção e publicidade, hoje as empresas já utilizam esse recurso em serviços especializados com sucesso.
Isso porque a terceirização deixou de ser uma alternativa esporádica e se tornou uma abordagem estratégica, que traz benefícios muito além da simples redução de custos.
Logo, o chamado Business Process Outsourcing (BPO), ou Terceirização de Processos de Negócios, já está sendo aplicado às finanças, marketing, logística, RH, vendas e outros departamentos fundamentais.
Considerando que a área financeira é uma das mais complexas e centrais para a empresa, deixá-la nas mãos de especialistas pode ser uma ótima saída para tornar a gestão mais eficiente, ágil e econômica.
As pequenas e médias empresas, em especial, são as que mais ganham com a terceirização ou BPO financeiro, pois mantêm suas equipes enxutas e evitam os altos custos de manter um departamento financeiro próprio.
Como funciona a terceirização do financeiro
Com a tendência da terceirização do setor financeiro, os serviços oferecidos são cada vez mais completos e abrangem todas as rotinas gerenciais e administrativas.
Segundo uma pesquisa realizada pela Ovum com 150 grandes empresas dos EUA, os CFOs (Chefes do Setor Financeiro) terceirizam processos de finanças e contabilidade em busca de eficiência e produtividade.
Em artigo da Forbes, o analista Ed Thomas explica que as empresas estão apostando na terceirização de funções cada vez mais complexas.
Com isso, as organizações pretendem ir além das tarefas mais básicas como contas a pagar e passar a terceirizar atividades de alto nível, como a auditoria interna.
Mas é claro que, para isso, é preciso ter muita confiança nos prestadores de serviços, que devem possuir expertise comprovada para conduzir a gestão financeira.
Assim, a terceirização do setor financeiro começa com a definição das atividades a serem delegadas e escolha de parceiros estratégicos para prestação de serviços de qualidade.
A consultoria responsável realiza um diagnóstico e planeja a transição das atividades, para que todas as regras e políticas da organização sejam cumpridas.
Durante todo o processo de implementação, o prestador de serviços deve oferecer o suporte necessário e ajustar as tarefas às demandas da empresa.
Do mesmo modo, é de responsabilidade da consultoria prover informações confiáveis, monitorar os indicadores de desempenho e atualizar as soluções conforme avanços tecnológicos.
Alguns exemplos de funções inclusas na terceirização do setor financeiro são: gestão do contas a pagar e recebíveis, gestão do fluxo de caixa, cobrança administrativa e judicial, conciliação bancária e fechamento de caixa, relatórios financeiros, gestão da folha de pagamentos, impostos e rotinas do departamento fiscal, controladoria em geral, análise e monitoramento de indicadores de desempenho.
Vantagens da terceirização financeira
Já demos algumas pistas sobre as vantagens da terceirização financeira, que dizem respeito à produtividade e competitividade da empresa.
Segundo o estudo 2016 Global Outsourcing Survey, da Deloitte, mais de um terço das empresas pesquisadas planejam ampliar a terceirização de suas atividades financeiras nos próximos anos.
Atualmente, 36% já utilizam os serviços financeiros terceirizados com sucesso e relatam como principais vantagens a redução de custos (59%), aumento do foco no core business (57%) e solução de problemas de capacidade (47%).
Vamos conhecer mais de perto esses diferenciais:
Redução de custos
A redução de custos é um dos pontos centrais da terceirização do setor financeiro, pois reduz os gastos operacionais e quantidade de processos necessários à gestão de finanças e contabilidade.
A economia também é sentida na redução de encargos trabalhistas, uma vez que é muito mais prático e barato manter o serviço do que contratar equipes próprias.
Ao somar todas as despesas de um departamento financeiro, incluindo o capital humano, treinamentos, estrutura, tecnologia e outros custos, fica clara a vantagem econômica do BPO financeiro.
Foco na atividade principal
Um dos grandes destaques da terceirização do financeiro é a possibilidade de concentrar esforços na atividade-fim da empresa e funções estratégicas, deixando outras tarefas de apoio e controle para o fornecedor.
De acordo com a pesquisa Small Business Pulse Survey 2015, realizada pela The Alternative Board, os empreendedores passam apenas 32 % do tempo focados nas funções vitais da organização.
Isso significa que mal sobra tempo para o que realmente interessa: planejamento estratégico, interação com os consumidores, aprimoramento da qualidade, mudanças organizacionais e inovação.
Ou seja, ao invés de se dedicarem a seus objetivos essenciais, os gestores acabam gastando horas preciosas com tarefas administrativas.
É por isso que a terceirização de finanças é fundamental para alavancar o crescimento das organizações, liberando recursos para o foco no core business.
Aumento da capacidade e eficiência
A terceirização do setor financeiro permite que as empresas ampliem sua capacidade de gestão sem aumentar custos ou tornar os processos ainda mais complexos.
Pelo contrário: é a solução ideal para simplificar ao máximo os processos, pois a empresa conta com especialistas com extenso know-how e para executar funções financeiras e contábeis com eficiência.
Enquanto o gerenciamento interno tende ao aumento da burocracia, a delegação a terceiros conduz à flexibilidade e dinamismo.
Informações valiosas
A principal função do novo profissional de finanças é fornecer informações valiosas para a tomada de decisão dos gestores, para além das rotinas burocráticas.
Por essa razão, a consultoria é um parceiro estratégico essencial para as empresas, pois oferece dados precisos para a avaliação da saúde financeira e crescimento do negócio.
Com os números traduzidos em relatórios, os gestores podem direcionar o futuro da empresa com segurança.
Soluções criativas
Nem sempre a empresa tem condições de dedicar tempo suficiente à gestão financeira.
Assim, a terceirização permite que profissionais especializados na área dediquem grande atenção ao tema e, assim, ofereçam soluções criativas e inovadoras para o controle do dinheiro da organização.
Desse modo, os terceirizados conseguem propor soluções mais eficientes, auxiliando a empresa a reduzir custos e aumentar seus lucros.
Não é por acaso que esse que esse serviço está crescendo e tornando a vida dos empresários mais fácil. E a sua empresa está acompanhando a evolução e as tendências organizacionais?
Commentaires